quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Tu já não tás na Xampions!



E assim se repete a história de Jorge Jesus na maior prova de clubes do mundo, em 4 participações, 3 eliminações em grupos… ridículos.

Esta eliminação então, é completamente surreal. Fomos 1º cabeça de série no sorteio da fase de grupos, evitamos todos os colossos europeus e mais alguns, mas nem assim fomos capazes de fazer uma figura digna da nossa história na liga milionária.

Podemos procurar muitas explicações para tanto insucesso na prova maior do futebol europeu, mas em todas elas vamos encontrar um ponto em comum: Jorge Jesus. Em todas as eliminações encontraremos o mesmo treinador e o mesmo sistema táctico. Na única qualificação para a fase a eliminar da prova, beneficiamos de um sorteio bastante simpático e do único grande clube europeu que joga num sistema de jogo semelhante ao nosso, pois em todas as outras participações ficamos pelo caminho pela mesma razão: Incapacidade de controlar os jogos e os resultados, sendo que esta incapacidade resulta do sistemático, e já aqui muito abordado, défice numérico na zona do terreno onde se ganham e perdem os jogos: meio-campo.

Ainda assim, e há que o reconhecer, nesta edição Jorge Jesus lá mudou a coisa, pena que o tenha feito tarde de mais e pena que o não faça de forma definitiva.

Com um trio de médios fomos avassaladores na Grécia (traídos pelas bolas paradas, sempre elas) e no jogo de ontem fomos dominadores tendo dado até a volta a um resultado que havia começado desfavorável, mais uma vez, pelo pecado das bolas paradas defensivas. A estes dois jogos deve juntar-se o jogo para a taça de Portugal com o Sporting (até à lesão do Ruben Amorim) e a 2ª parte do jogo com o Rio Ave, resultado? Vitória em três dos quatro jogos, será mera coincidência? Nas edições passadas da Liga dos Campeões somamos 2 eliminações na fase de grupos em 3 participações, sendo que jogamos sempre no tão amado 4x4x2, será coincidência? Se calhar não. Será o argumento estatístico capaz de convencer os que acham JJ o estatisticamente melhor treinador  da história humana e divina?

E perante mais uma prova de que talvez o 4x3x3 dê mais e melhor resultado que o 4x4x2 do nosso querido treinador o que há a fazer? Fácil, voltar ao 4x4x2. Vai uma aposta?

P.S. 3 vitórias e 1 empate = 3.5 M€... Nem para o salário do mestre dá.

9 comentários:

Anónimo disse...

História na Liga Milionária????

Se falarmos da champions league que raio de história é que temos????

Zé de Fónes disse...

Vieira liga a Platini, pede para trocar o local da final da Champions com o da Liga Europa, em troca oferece o voto de Jota Jotix em Ribery, e bora lá: «Abutres, insinuaram que Eu tinha dito que íamos à final da Xampions quando sempre falei na nossa presença na final da Luz, e que ficou perfeitamente ao nosso alcance. Abuuuutres!!!».
Neste Natal, troquem o nariz da Hello Kitty pelo Bigode do Nosso Líder, xim?

Anónimo disse...

Uns passam a vida a olhar para o tacho!
Outros passam a vida a pensar!
Que pena eu não comer também daquele tacho,mas um dia vou lá comer!!...Ai vou,vou!!!!!!!!!!!!!!!!!

hertz disse...

"mais uma vez, pelo pecado das bolas paradas defensivas." Eh pa, desculpem la, o Benfica tem sofrido golos nas bolas paradas mas ontem aquilo não era bola parada nenhuma. Qualquer dia dizem que sofremos um golo de bola parada pois a jogada tinha começado num canto marcado há uns 5min atrás.
Em relaçao a única vez que passamos aos oitavos, já repararam que essa foi a única vez que o Benfica começou a época mais cedo (teve de disputar as pre-eliminatorias da Champions). Muito falamos que os nossos finais de época não são bons mas os inícios também não tem sido famosos com a equipa a demorar a atingir o melhor nível.

O 4-3-3 já mostrou que é muito melhor para o Benfica e estamos mais perto da vitoria com ele mas ja no próximo jogo vai voltar o 4-4-2 e em muitos mais jogos também.

Jorge Vicente disse...

Mas queriam continuar na champions com assistências daquelas? EM 3 jogos na Luz em nenhum houve sequer meia casa. Portanto se os benfiquistas não gostam da champions pode ser que prefiram a liga europa...

.D10S disse...

José, olha toda a verdade aqui dita pelo Carlos Daniel:

http://benficacompaixao.blogspot.pt/2013/12/esta-aqui-vejam-partir-dos-17-minutos.html

Vê esses dois momentos!

Anónimo disse...

O teu amigo Xonxeca está a levar no bujon.
Conseguiu fazer 5 pontos e vai para a LE.
O KARMA é lixado.
Não te esqueças do postezito sobre o Xonxeca

José Moreira disse...

Anónimo

Consegues ser a pessoa mais chata e básica que já tive o desprazer de "conhecer" na vida. Este é um blogue do BENFICA, repito B-E-N-F-I-C-A, não do Porto, do Colonia ou doutro qualquer. Queres um post sobre o fonseca? Procura nos blogues do clube a que pertence. Queres a minha opinião? Já disse, manda-me mensagem via facebook e terei todo o prazer de o fazer. Já agora, que tal analisares fenomenal Jorge Jesus? ahhhh... Alinhar dois pensamentos é pedir de mais? Eu sei, eu sei...

Hertz

Discordo, falo em mais um lance de bola parada porque o golo surge na consequência directa de um canto. O canto é marcado, a bola aliviada (penso que por Lima) e há novo cruzamento e golo, ainda com os jogadores posicionados na sequencia da bola parada.

D10S

Nada que já não se tenha dito aqui e de forma repetida ;)

Cumprimentos a todos.

luis disse...

@D10S, o meu obrigado pelo link. O Carlos é Benfica, daquelas enciclopédias vivas com a longa História do Benfica. Ontem o Daniel estava no natal dos hospitais a cantar algo que até já adaptei musicalmente para a nossa luta por uma alternativa,
"Chamava-se nini" do mesmo Lampião que canta o "10 anos",... é muito tempo e tal.

nota: tenho que ir ao arquivo do Ndrangheta rebuscar aquela malha (letra) por uma mudança. talvez esteja no arquivo de pré época anterior;) e com tempo agora talvez entre pelas orelhas...

B T T